• Rua Irmã Elizabete Barros Cobra, 27, Nova Pouso Alegre - Pouso Alegre - MG
  • Entre em contato (35)3422-1937

Blog Neosolos

Cenário atual e resultados da matriz de maturidade BIM no setor público brasileiro

A Pesquisa BIM Municípios 2024 é um estudo realizado com o objetivo de avaliar o nível de disseminação e maturidade da adoção da metodologia BIM (Building Information Modeling - Modelagem da Informação da Construção) nos órgãos públicos municipais responsáveis pelos setores técnicos relacionados a arquitetura e às engenharias. O questionário utilizado como instrumento de pesquisa foi respondido por 380 participantes de municípios brasileiros.
O estudo é dividido em duas partes, sendo a primeira uma investigação de como os profissionais e empresas participantes veem a adoção da tecnologia BIM e seu impacto no mercado da construção civil. Já a segunda parte tem como objetivo entender o grau de capacidade e maturidade BIM dos municípios participantes, a partir de uma adaptação do Método de Avaliação da Matriz de Maturidade BIM, desenvolvida pela Organização BIM Excellence ICOM.
A Capacidade BIM refere-se às habilidades mínimas de uma organização ou equipe para entregar resultados trabalhando em BIM e é medida através de Estágios. Já a maturidade é medida através de um índice e diz respeito à "extensão, profundidade, qualidade, previsibilidade e repetibilidade desses entregáveis e serviços BIM".
Segundo os resultados obtidos, a grande maioria dos órgãos municipais participantes encontram-se no primeiro estágio das capacidades BIM. Isto se reflete na baixa pontuação obtida na matriz de maturidade, que faz uma análise mais profunda da extensão e maturidade da implementação da tecnologia BIM. A média de pontuação geral fica em torno de apenas 2,8% em uma escala de 0 a 40, o que indica um cenário ainda distante do ideal.
É importante ressaltar que, no geral, os órgãos públicos municipais participantes ainda estão em um estágio inicial de adoção do BIM, o que se reflete em uma baixa pontuação na matriz de maturidade. Esta é uma evidência de que ainda é necessário fomentar mais iniciativas que visem a capacitação de técnicos e funcionários, bem como a adoção de soluções capazes de promover uma implementação efetiva e satisfatória do BIM no setor público.
As informações obtidas a partir da Pesquisa BIM Municípios 2024 podem ser utilizadas tanto pelas empresas do setor quanto pelos órgãos públicos para orientar ações voltadas à aprendizagem, manutenção, aprimoramento e evolução da tecnologia BIM. Isso é fundamental para que as premissas de desenvolvimento sustentável, eficiência e produtividade possam ser cada vez mais integradas ao setor da construção e, consequentemente, trazer benefícios à sociedade.
Em suma, a pesquisa evidencia a importância de seguir fomentando iniciativas que visem capacitar técnicos e servidores públicos, além de promover a adoção de soluções que sejam capazes de promover uma implementação efetiva e satisfatória do BIM no setor público.

Para baixar a pesquisa, acesse: https://mkt.bimforum.org.br/pesquisas-bim-municipios-e-cidades-inteligentes

Leonardo Mariano

Engenheiro Geólogo - Geotécnico, formado pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Comentários

Deixe seu comentário