ALINE FREITAS DA SILVA
Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais – Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), São José dos Campos, SP, Brasil, aline.f.silva@unesp.br
RODOLFO MOREDA MENDES
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN),
São José dos Campos, SP, Brasil, rodolfo.mendes@cemaden.gov.br
FRANCISCO DOURADO
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ),Rio de Janeiro, RJ, Brasil, fdourado@cepedes.uerj.br
A pesquisa realizada por Aline Freitas da Silva (UNESP/CEMADEN), Rodolfo Moreda Mendes (CEMADEN) e Francisco Dourado (UERJ) foi apresentada em artigo publicado pela Revista Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (RBGEA) em 2023, e evidenciou a importância do papel dos geólogos na preparação e resposta a desastres associados a movimentos de massa.
A partir de um questionário online, aplicado entre setembro e outubro de 2022, os autores buscaram compreender a formação e atuação do geólogo e outros profissionais de geociências na gestão de desastres associados a movimentos de massa.
Os resultados da pesquisa demonstraram que a participação de geocientistas é fundamental, embora normalmente negligenciada. Lacunas na legislação e na formação de planos de emergência demandam a melhoria da capacitação e integração de profissionais das geociências para mitigar o sofrimento humano em desastres.
Em síntese, o texto contribui para uma melhor compreensão da atuação do geocientista na preparação e resposta a desastres, além de destacar a importância da colaboração entre diferentes profissionais e instituições nesse contexto.
Acesse o artigo na íntegra a partir do Link:
https://www.abge.org.br/arquivos/1%20%20OS%20GEOCIENTISTAS%20NA%20LINHA%20DE%20FRENTE%20DOS%20DESASTRES.pdf
Comentários
Deixe seu comentário